in Publicidade

A importância da papelaria personalizada para uma empresa

Para passar uma imagem profissional e séria ao cliente, toda empresa precisa trabalhar com papelaria padronizada, seguindo princípios de sua identidade visual.

Vale lembrar que identidade visual não é apenas logotipo. O logotipo compõe, sim, a identidade visual, mas ela é muito mais do que isso. Tipo de fonte, padronização de cores, variações do logotipo para uso em fundo claro e escuro, linguagem do site, vestuário dos colaboradores e até o projeto arquitetônico do escritório entram na identidade visual de uma empresa.

Tudo aquilo que estiver visível aos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores precisa seguir essa identidade. Assim, sua imagem transmitirá exatamente a ideia que você planejou.

Geralmente, para facilitar essa tarefa, contrata-se uma agência de branding e webdesign para a criação da identidade visual. Essa entrega não apenas o logotipo, mas um manual de uso de toda identidade, com as fontes, cores e tudo mais para o cliente usar no futuro. É um guia para o cliente se basear em suas criações.

A papelaria de uma empresa deve seguir também essa identidade visual. Mesmo com o mundo digital, ter papelaria personalizada é muito importante. “Envelopes personalizados , flyers , banners , catálogos , cartões de visita … Tudo deve seguir a identidade visual e ter alta qualidade, impactando diretamente na imagem do cliente para terceiros”.

Confira, abaixo, os principais itens de papelaria que farão a diferença no crescimento e profissionalização de sua empresa:

Cartão de visitas : deve ser objetivo e conter os contatos de cada funcionário, com seu cargo e site da empresa. Deve conter ainda o logotipo e seguir a fonte determinada no manual de identidade visual. É possível inovar ainda no formato e no recorte do cartão, caso seja pertinente para sua marca.

Cardápios , catálogos , panfletos , flyers : cada segmento tem uma forma de apresentar seus produtos e serviços ao consumidor final. Para não errar, desenvolva com profissionais de webdesign seus materiais e envie a uma gráfica online de sua confiança. Não se esqueça: peça uma prova para se certificar da qualidade antes de autorizar a impressão em grande quantidade.

Brindes: canetas, bloco de notas , Moleskines… Todos os brindes precisam ter a mesma identidade e ser de boa qualidade. Entregar um brinde de má qualidade para seu cliente apenas irá prejudicar a imagem de sua empresa. Por isso, muitas vezes, vale a pena gastar um pouco mais para produzi-los.

Embalagens, envelopes , caixas, sacolas plásticas ou até mesmo os itens que você usará apenas internamente na empresa também fazem parte da papelaria e devem seguir o mesmo padrão.

Padronização digital

A parte digital da empresa também precisa seguir a identidade visual dela. E-mails, por exemplo, são elementos básicos de relacionamento com terceiros, sejam clientes, colaboradores ou parceiros. Assim, eles devem ter uma assinatura e um padrão de comunicação pré-definidos. Cores, linguagem, fonte e plano de fundo precisam ser padrões.

Os sites e blogs também precisam ter alta qualidade, português excelente e, claro, identidade visual seguindo a mesma linha dos outros materiais. O setor de atendimento com o cliente também precisa seguir um protocolo. Lembre-se de treinar seus funcionários para atender com qualidade e simpatia, pois isso é fundamental em qualquer empresa.

Fonte: Exame

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *